A diretoria do Botafogo deu um grande exemplo, quando há aproximadamente um mês atrás confiou no trabalho do Ney Franco e na manutenção do treinador. E o resultado está aí. Assisti ao último jogo nesta quarta-feira diante do Coritiba e posso afirmar: hoje o Botafogo tem um time, um padrão tático e um esquema consistente. Diferentemente do que era visto há mais ou menos quatro rodadas atrás, quando o “time” era um pandemônio, uma bagunça, jogava num “bumba-meu-boi” da zaga, torcendo para o(s) atacante(s) se virar(em), ou cavar(em) uma falta pro Juninho bater.
Me recordo muito bem nessa época do 4x1 sofrido diante do Goiás em pleno Engenhão, na 8ª Rodada. Uma atuação desastrosa, pra deixar muito torcedor preocupado. Ainda mais pelo fato de que a equipe estava brigando para não ficar na lanterna. E aí está o grande mérito da diretoria. Diante desse péssimo início, olhou para o retrospecto do ano, e confiou e deu segurança para o Ney Franco. E mais, atendeu as exigências do treinador, conseguindo um ou outro reforço para o elenco.
O resultado final é a atual seqüencia de seis jogos sem perder. E jogando bem. No jogo contra o Coritiba nesta quarta-feira, inclusive, o time poderia ter liquidado a partida facilmente. O Botafogo mandou no primeiro tempo, mas errou muitos gols. Só o André Lima perdeu umas três chances claras. Mesmo assim a equipe saiu vencendo por 1x0. Na segunda etapa o time ainda começou bem, tomou um gol em uma distração da defesa, mas continuou jogando com personalidade e teve forças para virar o jogo. O único azar foi tomar um gol aos 44 minutos do segundo tempo, em um lance que para mim houve falta antes do cruzamento para a conclusão da jogada (Veja os gols da partida).
No fim das contas, o Botafogo saiu de campo com um gostinho de derrota. Mas o resultado de todo não foi ruim, pois é difícil vencer o Coritiba no Couto Pereira. É só lembrar do Flamengo, que há pouco tempo atrás perdeu de 6x0 lá. Porém o que fica de positivo é ver o Botafogo jogando bem, muito por apostar na continuidade do trabalho do Ney Franco quando o momento não era bom. Parabéns à diretoria do Botafogo.
Outro exemplo disso é o Avaí, que já chega à sua quinta vitória seguida no campeonato. Quando perdeu pela última vez, exatamente para o Botafogo, na 10ª rodada, a equipe estava em situação crítica e a diretoria também deu total confiança para o técnico Silas, que já desenvolve um excelente trabalho desde a temporada passada. E o resultado também não podia ser outro, ele conseguiu acertar a equipe.
Mas quero deixar bem claro que estou defendendo que não se deve sacrificar um trabalho positivo que vem sendo desenvolvido por um treinador por causa de uma curta série de maus resultados. Mas concordo que existem casos em que a troca de comandante é mesmo a melhor opção. É só ver o caso recente do Cuca, que criou rixas com vários jogadores do elenco do Flamengo, e as derrotas da equipe refletiam apenas a consequência de um ambiente insustentável. É só ver como o time do Flamengo corre e se dedica incomparavelmente mais agora sob o comando do Andrade.
E você? Concorda que os clubes brasileiros devem apostar mais na continuidade dos trabalhos de seus treinadores?
As vantagens da manutenção de um treinador
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Postado por Mais um apaixonado por futebol às 16:59
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário